sábado, 27 de dezembro de 2008

VIAGEM A ROMA - 1º DIA (21-12-2008)

Chegámos a Roma, mais concretamente ao aeroporto Fiumicino, à hora certa. Aterrámos eram 11h10m (mesmo tendo saído uns minutos mais tarde de Lisboa, depois do avião ter estado à nossa espera... não perdemos o voo sabe Deus porquê...) e uns minutos mais tarde (porque estivemos à espera da nossa mala) saímos pela porta do desembarque e lá estavam o padre Alberto e o Cristóvão à nossa espera, conforme o combinado. Tivemos muita sorte em tê-los lá, do aeroporto a Roma propriamente dita, ainda são usn 30 minutos de carro. Muito obrigada.
Não chegámos a horas de ver o Papa à janela, mas o primeiro sítio que visitámos, depois de deixar as malas, foi a Praça (já decorada com a Àrvore de Natal, mas com o presépio ainda "escondido") e a Basílica de São Pedro.

Era ali, na segunda janela de cima a contar da direita, que o Papa tinha estado uns minutos antes de chegarmos.

Dentro da Basílica, que toda ela é lindíssima e vale mesmo muito a pena visitá-la, por toda a espiritualidade, por toda aquela envolvência, porque se sente uma força magnífica, (por tudo!) não pudemos deixar de estar alguns minutos em frente à belíssima Pietà de Michelangelo...

A seguir, passeámos por Roma, desde a Praça de São Pedro até casa do Cristóvão, perto da Praça Argentina, ao lado da Igreja del Gesú, passando por imensas ruas cheias de história, porque ir com o Cristóvão não é só ter uma companhia que conhece todos os caminhos, é ir com um guia que nos conta a história da cidade de Roma e de todos os seus monumentos. Foi o tempo da Carminho adormecer profundamente...

Almoçámos em casa do Cristóvão e como não havi tempo a perder, mal acabámos de almoçar lá fomos nós visitar mais sítios. Desta feita fomos até ao Foro Romano (onde ficámos sem pilhas na máquina). Lá ao fundo já se via o Coliseu. Com o pôr-do-sol já a aparecer parecia que estavamos mesmo numa cidade dourada do antigo Império Romano.

Depois disto o que estava para vir? Comecei a pensar que em Roma tudo era realmente fantástico, brutal e não me enganei. Em cada rua que passávamos encontravamos História. Roma é fascinante por isto, em todas as esquinas, em todas as ruas há monumentos lindíssimos.
Seguimos caminho até ao Panteão. Passámos pelo hotel Minerva (6 estrelas) onde uma noite não fica por menos de 200 e tal euros... coisa pouca...

E na esquina a seguir lá estava o Panteão!
Depois disto tivemos direito a uma vista privilegiada, dum terraço que não é acessível a todos e depois voltámos a casa do Cristóvão onde tivemos uma missa como nunca tinha tido: nós os três, o Cristóvão e o padre Alberto a celebrá-la... Foi extraordinário! Mesmo com a Carminho sempre a falar e cantar o Jingle Bells, foi uma missa como nunca tinha tido. Só por isto valeu tanto a pena a viagem a Roma...

Estavamos cheios de fome e, claro está, fomos jantara uma pizzaria típica italiana, daquelas onde só vão italianos (benefícios de ir a Roma e ter láo Cristóvão e o padre Alberto).
Mortinhos de cansaço, apanhámos o autocarro e fomos para casa. A Carmo adormeceu e já só acordou no dia seguinte de manhã, pronta para mais un dia em Roma...