quarta-feira, 16 de maio de 2007

SANTO DO DIA - PRAGA

São João Nepomuceno, Mártir

Natural da Boémia, foi pregador na Corte de Venceslau IV, em Praga, sendo também confessor da rainha. O rei quis a todo custo obrigá-lo a revelar o que ouvira da rainha em confissão, e mandou torturá-lo de modo cruel, mas o Santo recusou-se a violar o segredo sacramental e foi, por isso, lançado ao rio Moldávia, conquistando dessa forma a palma do martírio.


São João Nepomuceno faz-me lembrar a minha viagem a Praga em Novembro de 2005, por isso hoje vou fazer um 2 em 1: Santo do dia e viagens.
No dia 24 de Novembro de 2005, por volta das 6h da manhã, enfiei-me dentro do autocarro com mais umas 30 pessoas que não conhecia de lado algum e rumei ao aeroporto da Portela. Destino: Praga, República Checa. Sem viagem de finalistas, esse ano, reservei um fim-de-semana "comprido" para ir a Praga com a minha mãe... e mais uns 30 cantores do Coro dos Bombeiros Voluntários de Cascais. Hilariante!
Principal objectivo: ver neve!!

Chegados às portas de saída do aeroporto de Praga íamos todos morrendo frio, brrrrrrrrrr.... nada de neve!

Entre ensaios para o Concurso Internacional de Coros, pequenos-almoços às 5h e tal da manhã, almoços às 11h e jantares às 5h da tarde, lá consegui visitar a cidade. Dia 25 saímos do hotel às 9h da manhã, já o dia ía longo e, numa tentativa frustrada de encontrar o cavaleiro gigante no cimo dum monte, acabámos por ir ter ao castelo de Praga e mais tarde à Ponte Carlos. Só quem por lá passa pode ter uma ideia da sua magnitude e beleza. A ponte une a cidade velha à chamada cidade menor e é paragem obrigatória de turistas e poiso de pintores, caricaturistas e vendedores ambulantes. E neve... nem vê-la!
Dali seguimos para a Praça da Cidade Velha.
To be continued...

Sem comentários: